sexta-feira, 31 de julho de 2009

LAFIME PROJETOS


“Efeitos de um programa de exercícios físicos supervisionado sobre a aptidão física relacionada à saúde, parâmetros bioquímicos e função imunológica de pessoas vivendo com HIV/AIDS”

Há alguns anos, um relativo declínio das taxas de morbidade e mortalidade decorrentes da infecções causadas pela Síndrome da Imunodeficência Adquirida (SIDA/AIDS) tem sido observado em países industrializados. Isso se deve ao uso de uma potente terapia combinada, conhecida como Terapia Anti-retroviral de Alta Potência (highly active antiretroviral therapy, ou simplesmente HAART), composta por por drogas que atuam em diferentes sítios no ciclo vital do HIV (transcriptase reversa, protease, domínio de fusão, integrase). A mesma leva a uma diminuição da carga viral e a uma melhora quantitativa e qualitativa da função imune dos pacientes, especialmente a contagem de linfócitos CD4, tendo como consequência a diminuição da ocorrência de infecções e uma melhora clínica global. A despeito dos efeitos positivos da HAART sobre a resposta imune durante a infecção por HIV, têm sido reportados efeitos metabólicos indesejáveis atribuídos à toxicidade mitocondrial pelos inibidores da transcriptase reversa em diversos tecidos. Os efeitos do estresse oxidativo ocorrendo como consequência da toxicidade mitocondrial podem amplificar alguns dos eventos patofisiológicos durante a infecção. O estresse oxidativo caracteriza-se por ser uma das vias de dano celular causado pela AIDS e pela HAART. Outras incidências de anormalidades metabólicas tem sido reportadas devido à HAART, entre elas a ocorrência de apoptose das células β pancreáticas, a qual causa uma redução da capacidade secretória de insulina nesses pacientes, prejudicando a homeostase glicêmica. Vale ressaltar, também, que a apoptose pode ser estimulada via agentes oxidativos. Outras respostas que ocorrem como efeito colateral da HAART é a lipodistrofia (alteração anatômica) e a alteração do perfil lipídico, levando muitas vezes à instalação de uma Síndrome Metabólica. Sabe-se que o exercício físico é capaz de modular o metabolismo de glicose e gordura e de melhorar o funcionamento dos sistemas imune e de defeasa anti-oxidante, em decorrência de adaptações fisiológicas do organismo como um todo (aumento na síntese de glóbulos brancos e de enzimas anti-oxidantes). Além disso, o exercício físico melhora a aptidão física de pessoas regularmente ativas. Dessa forma, o objetivo do presente projeto é verificar os efeitos do exercício físico regular sobre a aptidção física relacionada à saúde, parâmetros bioquímicos e função imunológica de pessoas vivendo com HIV/AIDS. Para isso, os pacientes serão submetidos a um programa de exercícios físicos supervisionados e serão avaliados quanto aos parâmetros bioquímicos, de função imunológica e de aptidão física, os quais comprovarão possíveis efeitos decorrentes desse programa.

Coordenador: Prof. Dr. Fabrício Azevedo Voltarelli

EDITAL FAPEMAT 006/2009
PESQUISA PARA O SUS: GESTÃO COMPARTILHADA EM SAÚDE
PPSUS – 2009

LAFIME PROJETOS


Marcadores Apoptóticos e de Estresse Oxidativo na Musculatura Esquelética de Ratos Submetidos ao Treinamento Físico de Natação

O objetivo do estudo é verificar os marcadores apoptóticos e de estresse oxidativo na musculatura esquelética de ratos submetidos ao treinamento físico. Os animais serão divididos em 2 grupos: Sedentário (S) e Treinado (T). Os animais serão treinados por natação durante 12 semanas, 5 dias/semana, 1h/dia, suportando sobrecarga equivalente ao lactato sanguíneo mínimo determinado pelo teste do lactato mínimo. Serão determinadas na musculatura esquelética dos animais: a) expressão de marcadores pró e anti-apoptóticos (proteínas); b) atividade enzimática anti-oxidante e c) lipoperoxidação. Verificar-se-á a correlação entre o status oxidativo e a ocorrência de apoptose no tecido muscular de ratos treinados e sedentários.

Coordenador: Prof. Dr. Fabrício Azevedo Voltarelli

EDITAL UNIVERSAL/FAPEMAT – Nº. 004/ 2009 e EDITAL UNIVERSAL CNPq/2009

quarta-feira, 29 de julho de 2009

REDE FIBRA - Rede de Pesquisa sobre Fragilidade em Idosos


Foi constituída uma rede de pesquisa de natureza multidisciplinar, com o objetivo de investigar as características, a prevalência e os fatores de risco de natureza biológica e ambiental, atuais e de curso de vida, em relação à síndrome de fragilidade entre idosos brasileiros. A Rede de Pesquisa sobre Fragilidade em Idosos Brasileiros, doravante designada como Rede FIBRA, é composta por quatro grupos de pesquisa, respectivamente liderados por Eduardo Ferriolli (USP Ribeirão Preto), Anita Alesso Neri (Unicamp), Rosângela Correa Dias (UFMG) e Roberto Alves Lourenço (UERJ), e tem objetivos compartilhados pelos quatro grupos que a compõem. Tais objetivos serão investigados por meio de um estudo multicêntrico e multidisciplinar.

Fazendo parte desta grande equipe, encontra-se o LAFIME que é responsável pela coleta de dados no município de Cuiabá-MT, tendo como coordenadores regional o Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett e a Profª Drª Waléria C. R. Fett, ambos da Faculdade de Educação Física - UFMT.

PROJETO LONGEVIDADE SAUDÁVEL

Uma pequena amostra do trabalho realizado com as idosas do Projeto Longevidade Saudável.