quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MESTRADO FEF/UFMT APROVADO!

Momento histórico!

Saiu ontem 20/12/2012 a divulgação da Assessoria de Comunicação Social da Capes o resultado da apreciação de proposta para abertura do mestrado acadêmico em Educação Física na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso, que tem como coordenadora do programa a Professora Doutora Christianne de Faria Coelho-Ravagnani e como vice-coordenador o Professor Doutor Fabrício Azevedo Voltarelli.

A proposta foi analisada e recomendada durante a 132ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada entre os dias 12 a 16 de dezembro de 2011, em Brasília-DF.

A abertura do mestrado em Educação Física na FEF/UFMT favorecerá um enorme salto de qualidade na formação dos profissionais que por ele passarem, bem como, a formação de novos pesquisadores que poderão contribuir com a área da Educação Física.

Em breve novas informações acerca das linhas de pesquisa, orientadores e processo seletivo serão disponibilizadas.   

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Com HIV... E com saúde!

Ativista pelos direitos dos portadores da doença, P.F.A.* costuma dar palestras para combater o preconceito. Agora, por meio da atividade física, dá outro passo importante para ajudar as pessoas que vivem com HIV. Ele é um dos 25 pacientes que fazem parte do projeto de mestrado “Efeitos de um programa de exercícios físicos supervisionado sobre a aptidão física relacionada à saúde, parâmetros bioquímicos e função imunológica de pessoas vivendo com HIV/AIDS”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) e conduzido pelo mestrando Alesandro Garcia sob a orientação do Prof. Dr. Fabrício Azevedo Voltarelli.

Acesse o link abaixo para continuar a leitura da reportagem na íntegra no site da FAPEMAT.

CELAFISCS 2011



Prof. Me. Adilson Reis Filho ao lado do Prof. Dr. Steven Fleck, uma das referências mundiais quando o assunto é treinamento de força.

CELAFISCS 2011



Acadêmica da Nutrição (UNIC) Andresa Rayanne Gomes Pacheco e sua orientadora mestranda Eliana Santini apresentando poster intitulado "Correlação entre horas de sono e composição corporal de indivíduos sedentários e praticantes de exercícios físicos", durante o 34º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte CELAFISCS 2011.

CELAFISCS 2011


Mestrando Alesandro Garcia após a apresentação de parte de sua dissertação no 34º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte CELAFISCS 2011.

O trabalho apresentado pelo mestrando Alesandro teve como título "O uso prolongado da HAART por paciente sedentário HIV+ induz síndrome metabólica e outras alterações relacionadas à saúde".


domingo, 26 de junho de 2011

BATE PAPO COM OS DOUTORES - 2

Continuando com a nossa rodada de entrevistas, perguntamos à Profª Drª Christianne de Faria Coelho-Ravagnani quais foram as dificuldades e alegrias em sua tragetória de qualificação acadêmica e profissional.

NAFiMeS: O que a motivou a buscar uma qualificação stricto sensu?
Christianne: Sempre quis fazer carreira na docência.

NAFiMeS: Quais as dificuldades encontradas nesse processo de qualificação profissional?
Christianne: O curso que eu fiz era muito distante de onde eu morava, com isso, os custos ficaram muito altos.

NAFiMeS: Quais as vantagens da qualificação stricto sensu?
Christianne: Conhecimento, salário, realização profissional.

NAFiMeS: Como um programa de pós-graduação stricto sensu poderia contribuir para a área de educação física em nosso estado e/ou região?
Christianne: Diminuindo barreiras para o ingresso de pessoas do estado, aumentando possibilidades de inserção de pessoas que residem nessa região. Desenvolver pesquisas voltadas à realidade local. Qualificar docentes do ensino superior. Fomentar cursos de pós-graduação lato sensu.

NAFiMeS: Quais as dicas para aqueles que pretendem ingressar num grupo de pesquisa e/ou mestrado?
Christianne: Conheça e se envolva em vários grupos de estudo e pesquisa durante a graduação; Conheça as pesquisas desenvolvidas pelo seu pretendente a orientador; Dedique tempo para isto; Não faça apenas por status; Leia artigos científicos. 

BATE PAPO COM OS DOUTORES - 1


A ideia desta postagem é facilitar a aproximação entre os professores doutores do NAFiMeS e os demais interessados em saber como é a vida acadêmica e quais as necessidades para quem pretende no futuro ingressar em programas de pós-graduação stricto sensu e/ou grupos de estudos. 

Inicialmente convidamos os professores do NAFiMeS que estão orientando no programa de mestrado em Biociências da Faculdade de Nutrição/UFMT.

Para abrir esse bate papo, começaremos com a entrevista do Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett.


NAFiMeS: O que o motivou a buscar uma qualificação stricto sensu?
Carlos Fett: Conhecimento e qualificação. Sempre tive interesse em expandir meus conhecimentos.

NAFiMeS: Quais as dificuldades encontradas nesse processo de qualificação profissional?
Carlos Fett: Primeiro não estar vinculado a uma universidade, o que levou uma demora de 10 anos para sair para o mestrado. Depois as dificuldades financeiras e adaptações de rotina, pois tive que morar em republica, dividir quarto e manter filho a distancia. Depois foi a adaptação do casamento a estas condições de estudo e financeiras.

NAFiMeS: Quais as vantagens da qualificação stricto sensu?
Carlos Fett: Todas. Abre novos horizontes e potencial para desenvolver suas habilidades. Ainda, permite que você multiplique esta condição para seus orientados.

NAFiMeS: Como um programa de pós-graduação stricto sensu poderia contribuir para a área de educação física em nosso estado e/ou região?
Carlos Fett: a) qualificação profissional; b) desenvolvimento do conhecimento local, ao invés de decorar e reproduzir o que os outros fazem la fora; c) conhecer a realidade local, tanto para as intervenções quanto para desenvolver o potencial de pesquisadores locais; d) inovação tecnologica, que propriciara a captação de recursos para a região; e) especialização para o esporte com suporte cientifico; f) melhora da saúde da população com intervenções e prevenções.

NAFiMeS: Quais as dicas para aqueles que pretendem ingressar num grupo de pesquisa e/ou mestrado?
Carlos Fett: a) estude muito e goste disso; b) procure pessoas positivas e pragmáticas; c) tenha crença; d) esteja disposto a se sacrificar.

sábado, 21 de maio de 2011

58th ANNUAL MEETING of AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE (ACSM) 2011


O Prof. Dr. Fabrício Azevedo Voltarelli estará desembarcando em breve em solo norte-americano para apresentar seu trabalho no congresso que talvez seja o mais importante dentro da área de Educação Física e Saúde, o encontro anual do Colégio Americano de Medicina Esportiva ou ACSM Annual Meeting.


MEMBRO DO NAFIMES NA VI REUNIÃO REGIONAL 2011 - FESBE MANAUS/AM


O mestrando Roberto Carlos Vieira Júnior, orientando do Prof. Dr. Fabrício Azevedo Voltarelli estará apresentando o trabalho intitulado "Chronic exercise increases both protein expression and activity of antioxidant enzymes in the skeletal muscle of rats" nos dias 26 a 28/05 na VI Reunião Regional da FeSBE, sendo este a prévia de um dos maiores e melhores eventos relacionados à pesquisa experimental da américa latina.
O estudo detectou aumento significativo tanto na expressão quanto na atividade de enzimas antioxidantes, tais como, a catalase (CAT), a superóxido dismutase (SOD) e a glutationa peroxidase (GPx), bem como, a redução da peroxidação lipídica.

terça-feira, 10 de maio de 2011

NOVA MARCA, NOVOS DESAFIOS.

O Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo ganha nova marca e também novos desafios, após a criação do Núcleo de Aptidão Física, Metabolismo e Saúde.
O núcleo está passando por um processo de reorganização para que possa atender às demandas oriundas dos diversos projetos já em andamento e também dos que ainda estão por vir, para isso, foi necessário a implantação do núcleo, que visa expandir suas fronteiras para além do campus universitário e se fazer mais próximo da comunidade externa à UFMT.
Nosso laboratório está em fase de finalização das obras e tão breve seja concluído, inúmeros projetos poderão ser implantados. O laboratório já nasce grande e com aspirações à continuar crescendo, especialmente no que tange às parcerias internas e externas, possibilitando desta forma a criação de cursos, intercâmbios, congressos e produtos.
Aguardem maiores informações.